Goza rápido demais? Entenda a ejaculação precoce feminina

Apesar de haver relatos de sua existência há mais de 2 mil anos, o tema ainda permanece muito controverso.

O fato é que a ciência ainda não conseguiu elucidar totalmente o assunto, mas já é possível saber um pouco mais sobre esse fenômeno do corpo feminino.

A “ Ejaculação precoce feminina”, oficialmente não existe, pois não é uma classificação reconhecida pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM) e também não é possível encontra-lá na classificação do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5a. edição), onde classificamos todas as disfunções sexuais.  

A Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM), conceitua  ejaculação precoce, como uma disfunção sexual masculina, caracterizada por um padrão persistente ou recorrente de ejaculação, que ocorre antes do momento desejado pelo sujeito e/ou com menos de um minuto após a penetração vaginal, causando acentuado sofrimento ou dificuldade interpessoal. 

Embora a literatura não mencione a ejaculação precoce feminina, sabemos que ela existe e atinge um número significativo de mulheres. No texto de hoje, vou falar sobre esse distúrbio e o que pode ser feito para ajudar quem sofre do problema.

O que é ejaculação precoce feminina?

A ejaculação feminina, também conhecida como squirting ou squirt (termo que vem do inglês “esguicho”), acontece quando a mulher libera um líquido pela vagina durante o orgasmo. 

De acordo com uma pesquisa Americana, realizada por Mantak e Rachel, a ejaculação feminina pode variar de apenas algumas gotas ao suficiente para encharcar os lençóis. “Algumas mulheres ejaculam em um jorro impressionante enquanto outras (provavelmente a maioria) gotejam um fluido, que é mais frequentemente identificado como ‘mancha úmida”, descrevem. “Você talvez já ejacule e sequer saiba disso”. 

Porém, quando uma mulher atinge o orgasmo muito rapidamente durante as relações sexuais, antes do momento desejado, podemos chamar de ejaculação precoce feminina. Às vezes, pode ocorrer durante as preliminares ou quando o parceiro acaba de iniciar a penetração. Não é tão comum entre as mulheres quanto entre os homens.

O que causa isso ? Pode ser considerado uma disfunção ? 

Ainda há poucos estudos que expliquem por que ocorre a expulsão de secreção em jatos abundantes da região íntima feminina. 

No entanto é possível que a ejaculação feminina aconteça devido à hipersensibilidade dos órgãos sexuais femininos, levando à intensa contração das paredes da vagina e de todos os músculos da região em volta, que faz com que as glândulas de Skene se contraiam e liberem o ácido prostático, que acaba sendo diluído em alguma urina que vem da contração da bexiga.

Sabemos que as mulheres tem uma capacidade incrível de ter múltiplos orgasmos, numa mesma relação sexual, o que pode tornar a ejaculação precoce feminina uma vantagem, desde que após a ejaculação e /ou orgasmo, a mulher seja novamente estimulada, ficando assim bastante excitada e inicie um novo ciclo de resposta sexual feminina. Ocorrendo então, ao final da relação sexual, imensa satisfação e sensação de prazer. 

É necessário ejacular para ter prazer?

O prazer durante a relação não depende da ejaculação da mulher, uma vez que é possível atingir o orgasmo sem que a mulher libere qualquer tipo de líquido. No entanto, mulheres que conseguem ejacular relatam que esse tipo de orgasmo geralmente é melhor para elas do que o orgasmo sem ejaculação.

A ejaculação tem cheiro?

Embora a ejaculação feminina possa conter urina, essa quantidade de urina está bastante diluída com o ácido prostático, o que faz com que a ejaculação não tenha um cheiro específico e sendo, na maioria dos casos, um cheiro neutro.

Quais malefícios de gozar muito rápido pode trazer ?

Podemos considerar a ejaculação precoce feminina um problema, trazendo malefícios para saúde sexual da mulher, quando:  

  • Causar sofrimento: 

Sentimento de culpa e insegurança por não atuar corretamente na cama podendo causar outros problemas, como a depressão, frustração e ansiedade. 

  • Insatisfação sexual:

A primeira consequência é a falta de prazer proporcionada à parceira.

– Problemas de Relacionamento

A partir daí começa os problemas de relacionamento. O primeiro é não conseguir encarar e conversar com a parceira, seja ele marido ou namorado. 

Como tratar este problema ? 

Embora nenhuma cura definitiva foi encontrada para o tratamento da ejaculação precoce feminina, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a diminuir o problema:

  1. Relaxe: Que tal tentar tirar um pouco o foco do problema? Tomar um banho, fazer uma massagem e tentar relaxar antes da relação, pode contribuir para diminuir o grau de ansiedade.
  2. Masturbe-se: Da mesma forma que ocorre com os homens, se masturbar antes de ter relações sexuais pode ajudar a atrasar um segundo orgasmo. A mulher precisa prestar atenção ao seu corpo e às suas sensações para entender melhor como seu corpo responde à excitação. Só controlamos o que conhecemos.
  3. Desacelere: Fazer sexo de forma intensa costuma resultar em um orgasmo mais rápido. Portanto, desacelerar um pouco o ritmo das relações pode realmente ajudar. 
  4. Aumente o tempo de preliminares: Passe mais tempo excitando seu parceiro. Porém, este método não é fácil para algumas pessoas que vêem as preliminares como a melhor parte da experiência sexual. Esqueça um pouco do clitóris e tente encontrar outras regiões que também despertam o prazer. Acaricie todo o seu corpo. 
  5. Reinicie: Após ter tido a primeira ejaculação ou orgasmo, reinicie. Tente novamente se excitar. 
  6. Start-stop: É possível adaptar algumas das técnicas usadas para tratar a ejaculação precoce em homens, como a técnica ”START-STOP”. Ela consiste em interromper o sexo quando o orgasmo está prestes a acontecer. Depois, a estimulação é retomada, e interrompe novamente na próxima vez que o orgasmo estiver surgindo. Este ciclo de iniciar e parar a estimulação funciona como controle orgásmico em muitos homens.
  7. Converse sobre sexo: O casal deve perder o medo de conversar sobre sexo para que, juntos, encontrem posições no início da relação sexual que deixam a mulher menos excitada e, com isso, ele possa retardar a ejaculação. Com isso, ela pratica o autocontrole e também condiciona o seu organismo.
  8. Evite situações de estresse: Principalmente para casais que já têm filhos, o momento do sexo deve ser bem planejado para que a relação não seja interrompida abruptamente, evitando assim, a pressão psicológica.
  9. Divida a responsabilidade: O sexo é uma troca, não é somente responsabilidade do homem ou da mulher dar prazer. Pergunte e saiba o que dar prazer a sua parceira e também compartilhe com ele, do que você mais gosta.

Dra. Janayne Oliveira

Ginecologista / Obstetra / Sexóloga                      

CRM/DF 23240  RQE 19264

Picture of Dra. Janayne Oliveira

Dra. Janayne Oliveira

CRM-DF: 23240 RQE: 19264

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pergunte a Doutora

Ficou com alguma dúvida? 

Nos envie uma pergunta

e vamos esclarecer para você!

Pergunte a Doutora

Ficou com alguma dúvida? Nos envie uma pergunta e vamos esclarecer para você!

© 2020 Dra. Janayne Oliveira – CRM-DF 23240 RQE 19264 Todos os direitos reservados.

Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site