Implante Anticoncepcional (Implanon) em Brasília

O implante anticoncepcional ou contraceptivo é também popularmente conhecido como chip anticoncepcional ou Implanon.

Este método anticoncepcional vem ganhando muita popularidade, devido a sua alta efetividade e praticidade (inserção no próprio consultório com anestesia local)

O objetivo deste artigo é fornecer informações e esclarecer as principais dúvidas que as mulheres possuem antes de colocar o Implanon em Brasília (DF). Vamos lá?

O que é o IMPLANON ?

Implanon é um bastonete flexível de silicone com 4cm de comprimento e 2mm de diâmetro (semelhante a um palito de fósforo). Trata-se de um implante subcutâneo que deve ser colocado no antebraço da mulher, debaixo da pele. O procedimento só pode ser feito por ginecologista e com anestesia local.

Ele contém um tipo de hormônio chamado etonogestrel (progesterona) que é liberado em pequenas quantidades diárias e contínuas na circulação sanguínea.

Este hormônio bloqueia a ovulação, diminui a espessura endometrial e aumenta o espessamento do muco cervical (produzindo um bloqueio que impede os espermatozóides de chegarem até o óvulo), evitando a gravidez!

Quais os tipos de implantes contraceptivos?

O único implante anticoncepcional aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) até o momento é o Implanon NXT®. É um método de alta eficácia e amplamente estudado.

O Implanon é seguro?

Sim, o Implanon é considerado o anticoncepcional mais eficaz, com apenas 0,05% de risco de falha, tornando o implante uma opção segura para evitar gravidez indesejada.

O Implanon consegue ser mais seguro do que os métodos contraceptivos irreversíveis, como laqueadura tubária e vasectomia. A vasectomia pode falhar em 0,15% dos casos. Já a laqueadura, em 0,5%.

Quem pode usar o Implanon?

O Implanon é indicado, como regra, para todas as mulheres de qualquer idade que desejam um método simples e seguro de evitar a gravidez. 

  • Ideal para adolescentes (promove segurança antes de iniciar a vida sexual, previne gravidez não planejada)
  • Também é um ótimo método para mulheres com endometriose ou que desejam reduzir o fluxo menstrual ou a cólica.
  • Ajuda a reduzir os sintomas da TPM 
  • É a melhor alternativa para pacientes que têm restrição ao estrogênio (hormônio presente em algumas pílulas anticoncepcionais).  
  • Mulheres que já tiveram trombose podem usar, pois este método contém somente progesterona isolada. 
  • Mulheres que têm enxaqueca com aura ou sem aura, podem usar, por ser livre de estrogênio, não vai causar ou piorar a enxaqueca. 
  • Mulheres que estão amamentando também podem usar o implante como método contraceptivo. (pode ser inserido 60 dias após o parto).
  • Ideal para mulheres com a vida agitada, ou que vivem esquecendo de tomar as pílulas anticoncepcionais. 
  • Ele é indicado para todas as idades e não afeta o sistema hepático. 

Como funciona o implante anticoncepcional?

Depois de ser inserido no corpo da mulher, o Implanon libera um hormônio sintético chamado etonogestrel (derivado da progesterona). A substância é absorvida na corrente sanguínea e age para bloquear a ovulação e deixar o muco cervical mais espesso. Essas duas ações impedem a fecundação e dificultam a motilidade dos espermatozoides.

A liberação do hormônio é contínua, mas em quantidade menor do que a presente na pílula. Além disso, o Implanon não possui estrogênio. 

Esses são alguns motivos que explicam por que o implante contraceptivo tem menos riscos de provocar trombose, comparado a outros métodos hormonais.

O Implanon apenas funciona como anticoncepcional e não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Por isso, é necessário utilizá-lo acompanhado de camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais.

Como é inserido o Implanon?

O Implanon deve ser inserido sob a pele do braço entre o 1º e o 5º dia da menstruação, preferencialmente. Caso ele seja colocado fora desse período, é preciso combiná-lo com outro método contraceptivo não-hormonal nas duas primeiras semanas de uso.

A inserção do Implante anticoncepcional em Brasília (DF) é realizado no próprio consultório e demora em torno de 15 minutos.

Inicialmente a paciente se deita na maca de maneira confortável, com a palma da mão virada para cima.

Após isto, é realizado um procedimento de antissepsia, que é uma limpeza da parte interna do braço com gaze e uma solução com álcool. Isto ajuda a evitar infecções.

Depois disso, realizamos a anestesia local na parte interna do braço com uma agulha bem fina e aguardamos o início do efeito anestésico.

Desta forma, a paciente não sente nenhuma dor durante a inserção do implante.

Após anestesiado o local, inserimos o implante subdérmico (abaixo da pele) com o auxílio de um aplicador, a aproximadamente 8cm de distância do cotovelo, na porção interna do braço.

Por fim, é feito um curativo enfaixando o braço para evitar hematomas na região.

Este curativo é mantido por algumas horas, sendo removido em casa, podendo lavar a região normalmente com água e sabonete comuns.

No dia seguinte, a paciente está apta para exercer todas as suas atividades diárias normalmente.

Geralmente, não é necessário nenhum cuidado especial ou limpeza específica da cicatriz. A única recomendação é que a paciente verifique a evolução da cicatrização. Se a mulher notar algum problema, deve voltar ao médico.

Como é retirado o Implante anticoncepcional?

  • A retirada é feita também em consultório e demora em torno de 15 minutos.
  • A retirada de Implanon® deve ser feita apenas por médico familiarizado com o procedimento.
  • O seu braço será desinfetado e anestesiado.

  • Será feito um pequeno corte na direção longitudinal do braço, logo abaixo da ponta do implante.
  • O implante será puxado delicadamente e retirado com uma pinça.
  • O corte será fechado com curativo e será colocada uma gaze estéril. Depois, a região será enfaixada para evitar hematomas. Passado o período de cicatrização, é possível retirar o curativo e voltar com as atividades normais. A cicatriz do processo de remoção também é pequena e não costuma causar problemas.

Segue abaixo as principais dúvidas que as pacientes normalmente perguntam no consultório:

Qual o tempo de duração do implante contraceptivo?

O Implanon tem duração de 3 anos, mas pode ser retirado antes deste prazo, caso a mulher queira trocar de anticoncepcional ou engravidar. 

Se a mulher desejar continuar com este método contraceptivo após 3 anos, é possível realizar a troca de implante anticoncepcional.

O implante antigo é removido e  um novo é inserido no mesmo momento.

Quais exames preciso realizar antes de inserir o Implanon?

Apenas o Teste de gravidez (pode ser urinário ou no sangue). 

Mulheres grávidas não podem inserir o Implanon. 

Não é necessário realizar ultrassom transvaginal para inserir o implante.

Eu vou continuar menstruando após a inserção do Implanon?

As usuárias de Implanon têm maior probabilidade de ter menstruação ocasional ou ausência dela do que ter menstruação irregular que dure mais do que 8 dias.

Nos primeiros meses, pode ocorrer: 

– Ausência de menstruação  (22%)

– Menstruação ocasional (33%)

– Menstruação normal (com menor intensidade e menos dias de menstruação)  (20%)

– Menstruação frequente, com > 5 episódios ou que dura mais de 8 dias (24%)

O implante anticoncepcional engorda?

Não engorda

Como os outros contraceptivos, o implante também não engorda. Isso é um mito! O único fato que acontece é uma retenção maior de líquido no período menstrual. 

Então, pode ficar tranquila e antes de qualquer decisão, fale com o seu médico.

É importante lembrar, que as mulheres naturalmente têm tendência para ganhar peso ao longo dos anos, independente do contraceptivo utilizado. Para evitar esse problema é necessário realizar atividade física regular e dieta balanceada.

O Implanon pode se deslocar pelo corpo da mulher ou sair do braço?

O Implanon não se desloca pelo corpo da mulher. O implante permanece no local onde foi inserido até que seja removido. O implante é inserido abaixo da pele (subdérmico), sendo possível sentir o pequeno bastão ao toque do braço. 

Raramente, uma haste poderá começar a sair, a maioria acontecendo com mais frequência nos primeiros 4 meses após a inserção. Isto geralmente ocorre porque não foram bem colocados ou por causa de uma infecção no local da inserção. Nestes casos, a mulher observará os implantes saindo. 

Caso a mulher perceba uma haste saindo de seu braço, ela deve começar a utilizar um método de apoio e retornar à clínica que realizou o procedimento imediatamente.

Consigo colocar Implanon pelo plano de saúde?

Não é coberto pelos planos de saúde

Quanto tempo após a colocação do Implanon posso ter relação?

O hormônio presente no implante contraceptivo começa a ser liberado logo após sua inserção. 

Porém, é recomendado que ele seja inserido entre o primeiro e quinto dia da menstruação para garantir seu efeito anticoncepcional logo após sua colocação. 

Caso seja inserido fora deste período, deve-se orientar o uso de método complementar (camisinha) ou abstinência sexual nos sete dias após a inserção, para evitar uma gravidez indesejada.

Posso retornar ao trabalho logo após ter colocado o implante?

Sim, uma mulher pode realizar seu trabalho usual imediatamente após sair da clínica contanto que ela não bata no local da inserção.

Quais as contraindicações do implante contraceptivo? (Quem não pode colocar?)

Existem algumas contraindicações ao Implanon, como:

  • Histórico de doenças hepáticas graves (incluindo hepatite e cirrose);
  • Icterícia;
  • Histórico de tumores no fígado (benignos ou malignos);
  • Histórico de câncer de mama;
  • Histórico de câncer do colo do útero;
  • Sensibilidade (ou suspeita de sensibilidade) a esteroide sexual;
  • Alergia aos componentes do Implanon;
  • Sangramento vaginal não diagnosticado;
  • Caso recente de infecção pós-parto ou abortamento séptico (até 3 meses);
  • Infecção aguda no útero ou nas tubas uterinas;
  • Malformações no útero;
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Trombose venosa profunda ou embolia pulmonar;
  • Histórico de doença cardíaca isquêmica.

Quais são os efeitos colaterais do Implanon?

Apesar das vantagens, em algumas mulheres, o Implanon pode causar reações adversas, como:

  • Irregularidade menstrual (pode ocorrer nos 6 primeiros meses de uso, período de adaptação do organismo ao contraceptivo).
  • Sangramento de escape;
  • Leve retenção de líquido;
  • Leve aumento da oleosidade da pele e da acne;
  • Dores leves na cabeça, abdômen e seios;
  • Alterações no humor;
  • Diminuição da libido;
  • Cloasma (manchas amarelo-acastanhadas na pele). Mas isso pode ser evitado se a mulher não se expor ao sol, principalmente sem protetor solar.
  • Cicatriz na pele (pequena, discreta e não causa incômodos estéticos).

Os efeitos colaterais do implante contraceptivo costumam ser leves e a maioria deles melhora após o 6º mês de uso. Mas, caso a mulher não se adapte ao chip anticoncepcional, a paciente pode retornar em nova consulta ginecológica e solicitar ajuda caso os efeitos colaterais a incomodem.

Quem usa Implanon tem período fértil?

Não. O efeito contraceptivo de IMPLANON é obtido principalmente por inibição da ovulação. Não foram observadas ovulações nos primeiros 2 anos de uso e só raramente no terceiro ano.

Quem usa Implanon pode fazer academia?

Sim. Quem usa implante contraceptivo pode fazer musculação, no dia seguinte da inserção, desde que não esteja dolorido ou com hematoma importante. Durante a realização do exercício muscular, pode acontecer da mulher sentir o implante no braço e isso é completamente normal

Quanto tempo após o parto posso colocar o Implanon?

Após o período chamado puerpério (6 semanas após o parto), já é possível a inserção do chip anticoncepcional. 

É permitida a amamentação com o uso do Implanon, não interferindo na produção do leite materno.

Quanto tempo após retirada do implante anticoncepcional posso engravidar?

O Implanon é um método anticoncepcional reversível, diferente da laqueadura tubária.

Ou seja, após sua retirada, a mulher naturalmente já voltará a ter ciclos menstruais com ovulação, podendo engravidar sem nenhum risco relacionado ao método.

O implante contraceptivo protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DST)?

Não! O único método capaz de proteger contra as infecções sexualmente transmissíveis é o preservativo (camisinha masculina e feminina).

Implante anticoncepcional é a mesma coisa que chip da beleza?

Não! O “chip da beleza” é o nome dado erroneamente para o implante hormonal contendo uma progesterona chamada gestrinona. 

Seu efeito como anticoncepcional não é validado no Brasil, pois não foi testado para esta finalidade até o momento. 

Além disso, segundo posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia em novembro de 2021, o uso do implante de gestrinona não é recomendado.

Quanto custa para colocar o implante anticoncepcional em Brasília?

O Implanon em Brasília custa em torno de R$ 900 reais.

O valor para a inserção do implante pelo ginecologista depende de cada médico. 

Entretanto, o valor total para colocação do Implanon varia de R$2.000 a R$ 4.000 reais. 

Se quiser saber mais sobre o valor para colocar o Implanon, entre em contato conosco

Onde colocar o implante anticoncepcional em Brasília (DF)?

A colocação do implante anticoncepcional (Implanon) é feita em consultório médico, sob anestesia local. 

Eu realizo este procedimento no meu consultório que fica localizado na asa sul, edifício Advance 1 ou em Taguatinga (Clinica Vitale – Hospital Anchieta). Agende uma consulta a Dra. Janayne para colocar o seu implante anticoncepcional (Implanon) em Brasília (DF)!

Para entrar em contato clique aqui ou no símbolo do Whatsapp ao lado.

IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Agende uma consulta para maiores informações.

Picture of Dra. Janayne Oliveira

Dra. Janayne Oliveira

CRM-DF: 23240 RQE: 19264

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pergunte a Doutora

Ficou com alguma dúvida? 

Nos envie uma pergunta

e vamos esclarecer para você!

Pergunte a Doutora

Ficou com alguma dúvida? Nos envie uma pergunta e vamos esclarecer para você!

© 2020 Dra. Janayne Oliveira – CRM-DF 23240 RQE 19264 Todos os direitos reservados.

Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site